O que você precisa fazer para se inscrever no IFPR em 2021

Os Institutos Federais contam com opções variadas de cursos, sejam eles técnicos, superiores ou de pós graduação. Pesquisar mais sobre eles, pode abrir portas e olhares para um novo mundo. Se você já conhece um pouco mais sobre eles, fique atento a variedade de formações. Esse passo é o mais importante e deve ser feito antes mesmo de uma pesquisa sobre como fazer inscrição IFPR 2021

Outro ponto importante, que você precisa saber antes de buscar detalhes sobre como fazer a inscrição IFPR 2021, é de que forma o processo seletivo é feito: 20% das vagas são destinadas para ampla concorrência e o restante são voltadas para programas de inclusão social. É necessário verificar também onde os cursos são ofertados no Paraná, para que o local de sua inscrição realmente tenha a formação que você deseja seguir.   

Vamos conhecer um pouco mais sobre a gama de conhecimento que o IFPR oferece?!

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Eles exigem o Ensino Fundamental completo, duram de três a quatro anos e são simultâneos ao Ensino médio. Toda a grade curricular é organizada para que o estudante se forme na escola e receba uma habilitação profissional técnica ao mesmo tempo. 

Os estudantes podem escolher entre nove eixos de conhecimento: ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial e recursos naturais. Cada área de conhecimento conta com pelo menos dois cursos técnicos para a escolha do candidato. 

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio

Esses cursos são destinados para quem terminou o Ensino Médio. Eles têm duração entre um ano e meio a dois anos. Ao se formar, o estudante recebe um diploma de técnico em nível técnico. Eles contam com os mesmos eixos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com um adicional: turismo, hospitalidade e lazer.  

Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio

Cursos destinados apenas para quem já concluiu o Ensino Fundamental e está cursando o segundo ano do Ensino Médio. O aluno deve ter matrículas diferentes para cada curso. Apenas um eixo está disponível para essa modalidade: Recursos Naturais.

Cursos Superiores

Os cursos superiores são divididos em três áreas: 

  • tecnologia: duração de dois anos e meio. Tem como objetivo fornecer uma formação aprofundada para os alunos;

  • licenciaturas: duração mínima de três anos. Busca formar profissionais para trabalharem em ambientes educacionais;

  • bacharelado:  duração de quatro anos.  Oferecem formação teórica e prática, para que os formandos atuem em áreas profissionais. 

Cursos de Pós Graduação

Ao finalizar um curso superior, o estudante pode escolher entre duas opções: o Mestrado ou a Especialização. Nem todos os municípios sedes de um campus do IFPR contam com essas formações. 

Mestrado: disponível em Curitiba, Paranaguá e Umuarama. 

Especialização: disponível em Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu e Telêmaco Borba. 

A educação a distância, que se popularizou com a pandemia de covid 19, também é uma opção ofertada pelo IFPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *