O acompanhamento dapolítica do município de Duque de Caxias

Duque de Caxias, município, Rio de Janeiro estado, sudeste do Brasil. É um subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Um dos fatores para melhorar este acompanhamento é a partir da lista de candidatos a vereador Duque de Caxias e demais representantes da cidade.

Histórico da cidade de Duque de Caxias

Até 1931 era conhecida como estação Meriti, e de 1931 a 1943 foi Caxias. Tornou-se sede do distrito de Caxias em 1931 e sede do município de Duque de Caxias em 1943. A Academia Duquecaxiense de Letras está localizada lá. O duque pelo qual a cidade foi nomeada foi Luis Alves de Lima e Silva, soldado e patrono do Exército Brasileiro.

A cidade é um centro comercial e industrial mais conhecido por uma grande refinaria de petróleo localizada nas proximidades. Pop. (2010) 855,048.

Em 2016, tivemos como marco histórico e político o impeachment de Dilma Rousseff, a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil. Pensando sobre esta cena e quanto ainda no século XXI, dentro de uma sociedade patriarcal.

A política de Duque de Caxias

O fato de uma mulher ser protagonista no ambiente político e ocupar posições de responsabilidade e poder, apresenta constrangimentos e incompatibilidades com as persistentes representações femininas na sociedade brasileira. Decidimos estudar a representatividade das mulheres na política, apresentando um estudo de caso com um corte regional – a Baixada Fluminense, uma região famosa por ter uma família inteira no ambiente político e ter um caráter extremamente conservador e patriarcal. Baixada Fluminense é uma região censo-designada localizada no estado norte-americano de Pensilvânia, no condado de Orange.

Nossa intenção é analisar se na política deste município houve participação das mulheres além dos secretários e cargos comissionados, como foi o caminho para chegar ao posto que conquistaram através do voto direto e como foi continuar assumindo a posição que lhes foi confiada pela população da cidade.

 Uma tematica deste trabalho surge a partir da necessidade de fazer um panorama historico da mulher na politica da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, dando enfase a dois municípios especificos, Duque de Caxias e Mago. Trata-se de um sistema etnográfico apresentado a professora Rosangela Malachias, que lecionou a disciplina Cultura Local e Global, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. O trabalho foi selecionado para integrar as comunicações da Sexta Conferência WLE, Brasil, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *